A matriz 9-box pode ser um instrumento valioso para identificar e reter os talentos de uma organização. O método foi desenvolvido nos anos 1960 e 1970 para a GE. O objetivo era avaliar o potencial dos indivíduos para priorizar o investimento em estratégia.

Para reter os melhores talentos de uma empresa, é preciso identificá-los e entender que nem todo bom funcionário é um talento de alto potencial e alto desempenho. Só porque alguém tem uma boa performance no seu cargo atual, não significa que tenha potencial para um cargo maior. Muitas vezes, líderes falham porque foram promovidos com base em sua performance e não no seu potencial como líderes.

Como permite analisar o desempenho e o potencial, a matriz 9-box é um instrumento bastante usado na identificação de talentos que precisam ser retidos e no planejamento de sucessão. O método é uma simples tabela que avalia, no eixo horizontal, a performance e, no eixo vertical, o potencial, permitindo localizar o funcionário em uma das 9 caixas de uma tabela de 3 x 3.

Matriz 9-box na gestão de talentos

Na gestão de talentos, a maior vantagem da matriz 9-box é que o método permite identificar quando treinamentos, coaching e mudanças de responsabilidades são necessárias. Ela pode não ser válida para salvar funcionários com baixo potencial e performance insatisfatória, mas abre possibilidades para outros perfis.

O método de avaliação oferece uma referência visual simples para gestores avaliarem facilmente a performance atual e o potencial dos candidatos, permitindo a criação de planos de desenvolvimento individual.

Funcionários com baixo potencial, mas performance efetiva podem precisar de engajamento e motivação para desenvolverem seu potencial. Ao mesmo tempo, funcionários com performance baixa e alto potencial podem fazer bom proveito de treinamentos para melhorar seu desempenho e alcançar cargos maiores na empresa.

O Efix | Performance Suite oferece um conjunto de soluções ideal para que as empresas avaliem o desempenho de seus profissionais. A plataforma permite conhecer, avaliar e fixar metas e objetivos para todos os funcionários da empresa, com regras específicas para cada cargo. Os dados sobre competências ajudam a desenvolver pessoas, possibilitando a descoberta de carências e necessidades de formação.

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (586) 486 EFIx
+ 1 (586) 486 3349