De acordo com um estudo de 2014 conduzido pelo Gallup com mais de 80 mil adultos, 68% dos funcionários de empresas norte-americanas não estão engajados no trabalho. Pensando nisso, os empregadores querem garantir que estão no máximo de sua produtividade, avaliando constantemente o desempenho dos funcionários.

Graças à tecnologia, é fácil monitorar funcionários durante o trabalho, no entanto, é preciso ter cuidado para que eles não se sintam vigiados. Há uma linha tênue entre monitorar a produtividade de um funcionário e querer microgerenciá-lo. Confira algumas dicas para monitorar a produtividade de seus funcionários sem se tornar um controlador:

Monitore performance individual

Considere reuniões casuais com os funcionários para ter uma ideia de como está sua performance e do progresso que fizeram para alcançar os objetivos definidos. De maneira nenhuma, monitore o tempo dos funcionários. Ferramentas para monitorar o tempo medem apenas o tempo gasto em tarefas e projetos específicos e não a qualidade do seu trabalho. Performance deve ser medida com base no trabalho feito e nos deadlines combinados, não no tempo gasto.

Fique visível

As distrações são o que mais impedem que os funcionários alcancem alta performance. Entre elas estão fofocas de escritório, internet e redes sociais. Ficar mais visível para os funcionários, como passar mais tempo no escritório ou até adicionando-os nas redes sociais, pode ajudar a reduzir as atividades distrativas. Isso não significa ficar atrás deles enquanto trabalham, pois pode dar a impressão de falta de confiança.

Use soluções de gerenciamento de performance

Softwares de gerenciamento de performance dão aos gestores uma ampla visão da performance dos funcionários sem que eles se sintam vigiados. Não use tecnologias de monitoramento de e-mail, internet e redes sociais, pois são plataformas mais pessoais que tem menos a ver com o trabalho. Monitorar essas atividades faz o local de trabalho parecer restrito e menos seguro. Caso o acesso às redes sociais se torne um problema, incentive o uso de aplicativos que limitam o uso de sites distrativos.

Motive os funcionários

A chave para que os empregados não se sintam vigiados é criar um ambiente de trabalho e uma cultura de motivação e engajamento para que os gestores não tenham que monitorar constantemente a produtividade dos funcionários. Quando os funcionários entendem que seu trabalho contribui de maneira decisiva para os negócios da empresa, ficarão mais motivados a trabalhar. Além disso, procure fazer avaliações de desempenho focadas nos objetivos e no desenvolvimento profissional.

Com o conjunto de soluções do Efix | Performance Suite, é possível conhecer, avaliar e fixar metas e objetivos para todos os funcionários. A plataforma permite definir e avaliar o desempenho com regras específicas para cada cargo. Também é possível distribuir metas e objetivos, vincular ações específicas de treinamento e desenvolvimento e metas e objetivos individuais.

Com Entrepreneur

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (586) 486 EFIx
+ 1 (586) 486 3349