Conseguir feedbacks honestos dos funcionários pode ser uma tarefa difícil. Afinal, nenhum deles quer aborrecer seus chefes com reclamações, críticas e sugestões. No entanto, assim como os funcionários, os empregadores também precisam ouvir a verdade sobre seu desempenho. São os feedbacks construtivos que ajudam as pessoas e as empresas a crescerem.

Para obter opiniões honestas dos funcionários, comece se livrando da velha caixa de reclamações e conheça outras maneiras para fazer com que seus funcionários sejam sinceros:

Dispense a caixa de sugestões

Uma caixa de sugestões parece ser uma boa alternativa por ser um método anônimo, evitando o medo de represálias. No entanto, esse medo não deve existir em uma empresa que desenvolveu uma cultura de comunicação aberta, em que os funcionários sentem que tem poder e contribuem para o sucesso da empresa. O melhor é investir em processos transparentes, que permitam que os funcionários deem ideias e apoiem as sugestões uns dos outros.

Faça perguntas perspicazes

Manter uma política de abertura não é suficiente para fazer com que os funcionários exponham sua opinião sobre a empresa. É preciso ter conversas individuais em reuniões informais.

Isso pode ser feito, por exemplo, durante conversas de avaliação de desempenho, almoços e saídas. Nessas ocasiões, é preciso fazer as perguntas certas para tirar deles o que realmente importa. Entre os exemplos de perguntas que podem ser feitas, é possível tentar:

– Se você estivesse no meu lugar o que mudaria amanhã?

– O que você mais gosta no seu trabalho? E o que menos gosta?

– Como posso ajudá-lo a ser mais bem sucedido?

Procure por especialistas em obter feedbacks honestos

Dar feedback a um chefe pode ser assustador para muitos funcionários. Uma possível solução é ter especialistas em feedback responsáveis por receber as opiniões dos funcionários. Em vez de conversar com o chefe, o empregado pode apenas procurar um dos especialistas e dizer o que precisa.

Esses especialistas são preparados para lidar com as reclamações dos funcionários e ajudam os empregados a lidar com o medo de expor sua opinião.

Apresente o retorno

Mostre aos funcionários que seu feedback é valorizado e levado em consideração. De nada adianta fazer com que seus colaboradores se expressem quando não conseguem ver um retorno. Saber que sua opinião é levada em consideração é uma das maiores razão para dar feedback.

Com o Efix | Survey Suite sua empresa pode desenvolver e aplicar pesquisas de clima organizacional alinhadas aos objetivos do negócio. Personalize questionários, workflow, administração e relatórios com uma ferramenta que garante a confidencialidade e o sigilo das informações e mantenha um clima organizacional saudável na sua organização.

Com Entrepreneur

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (586) 486 EFIx
+ 1 (586) 486 3349