Uma pesquisa feita com empresas norte-americanas mostra que, apesar de a maioria dos funcionários quererem feedbacks de sua performance, a maioria das organizações falha em oferecer o ambiente, as ferramentas e o treinamento necessário para fomentar uma cultura de feedback.

A pesquisa Feedback on Feedback, Five Ways to Create a Constructive Feedback Culture, conduzida pela Eagle Hill Consulting, foi feita com 1.700 profissionais de várias indústrias e níveis de carreira com o objetivo de entender como os funcionários veem o feedback em relação à sua performance e ao desenvolvimento profissional.

A pesquisa revelou que 87% dos entrevistados acreditam que o feedback é importante no desenvolvimento profissional e 85% se sentem valorizados quando alguém dedica tempo para elaborar uma opinião sobre seu trabalho. No entanto, apesar de muitos profissionais valorizarem a prática, apenas 60% dos entrevistados disseram trabalhar em um ambiente de apoio a uma cultura de feedback. Apenas 44% dizem receber feedbacks regulares sobre o seu trabalho.

Confira cinco passos do relatório para incentivar a prática de feedbacks na empresa:

Ofereça feedbacks frequentes

É preciso criar canais formais e informais para facilitar feedbacks frequentes de colegas e superiores, além dos ciclos de avaliação de desempenho anuais. Cerca de 60% dos entrevistados gostariam de receber feedbacks diários ou semanais.

Dê feedbacks pessoalmente

A maioria (78%) dos entrevistados prefere receber feedback pessoalmente. Feedbacks por telefone e e-mail podem ser a única opção em rotinas agitadas ou em trabalhos remotos, mas não são o melhor método de comunicação.

Reconheça quando mudanças são resultado de feedback

Leva tempo para desenvolver um nível confortável de solicitação e recebimento de feedback. Uma chave para isso é reconhecer quando os funcionários melhoraram seu desempenho como resultado do feedback. Entre os entrevistados que disseram se sentir confortáveis com um ambiente de feedback, 83% sentem que são reconhecidos quando fazem mudanças baseadas nisso.

Encoraje feedback 360 graus e de colegas

Cerca de 45% dos entrevistados valorizam, além de feedback dos superiores, o de colegas e clientes. No entanto, apenas 30% recebem algo semelhante. As organizações podem providenciar um sistema que permita aos funcionários receber feedback adicional de colegas e clientes.

Ofereça treinamento em feedback para superiores e funcionários

Treinamentos ajudam a promover e reforçar boas práticas, além de levar a equipe a fazer mudanças unida. No entanto, a pesquisa mostra que apenas cerca de 25% das empresas oferecem treinamento em feedback para funcionários e gestores e menos de 10% treinam seus funcionários para receber e solicitar feedback.

O conjunto de soluções Efix | Performance Suite permite que sua empresa avalie competências e fixe metas e objetivos para todos os empregados da empresa. Conhecer as competências individuais ajuda a desenvolver pessoas, pois possibilita descobrir carências e necessidades de formação. O Efix | Competency permite a avaliação de competências individuais, com regras específicas para cada cargo.

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (586) 486 EFIx
+ 1 (586) 486 3349