Bons talentos são capazes de melhorar o desempenho de times inteiros e, ocasionalmente, fazem o trabalho de muitas pessoas. Por isso, vale a pena o investimento financeiro e o esforço para mantê-los na equipe.

Só porque um funcionário recebeu uma proposta de outro lugar, não significa que ele tenha desistido de sua empresa. É preciso saber o que pode manter um profissional na sua equipe e, para isso, algumas dicas de como elaborar uma boa contraproposta podem ajudá-lo:

Entenda sua motivação

Antes de fazer qualquer proposta ao funcionário que anunciou sua saída, descubra o que motivou sua decisão. Faça com que fale de sua vida e suas prioridades: são práticas (mudança para uma nova cidade ou horário de trabalho flexível), pessoais (falta de satisfação em relação ao gestor ou ao time) ou algo em relação ao trabalho ou à empresa (vontade de ter novas responsabilidades ou um salário mais alto)? Sem saber exatamente o que levou o funcionário a decidir pela saída é mais difícil elaborar uma contraproposta.

Avalie criticamente seu novo cargo

Talvez o funcionário não conheça realmente a nova empresa, o líder ou o time com que vai trabalhar. Você pode criar incertezas em sua confiança de um futuro melhor em outro lugar fazendo perguntas para sondar a mudança.

Não force

Faça uma contraproposta com base em um ponto específico. Se o profissional está interessado em mais dinheiro, ofereça mais dinheiro. Se ele quer ter mais responsabilidades, ofereça isso a ele. É preciso exceder a oferta da outra empresa para garantir sua vitória. No entanto, avalie o custo e a oportunidade de contratar um novo profissional. Sempre que é preciso contratar uma nova pessoa, há uma perda de produtividade, no entanto, é também uma oportunidade de avaliar se está trabalhando da melhor maneira e com as pessoas certas.

Não se envolva emocionalmente

Saiba quão longe você pode ir e conheça suas melhores alternativas para negociar. A emoção pode levar a ofertas irracionais. Faça sua melhor proposta e se atenha a ela.

Crie incentivos de performance

A maioria dos profissionais que aceita contrapropostas acaba deixando a empresa dentro de 6 meses de qualquer maneira. Por isso, crie um incentivo de performance que vá além desse período. Por exemplo: um bônus, caso objetivos específicos sejam cumpridos em até 12 meses.

Os produtos da família Efix | Performance Suite permitem que empresas avaliem o desempenho de funcionários, conhecendo e fixando metas para que elevem sua produtividade. Com o Efix | Goals é possível distribuir metas e objetivos, vinculando ações específicas de treinamento e desenvolvimento, metas e objetivos individuais.

Com Dynamic Business

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (586) 486 EFIx
+ 1 (586) 486 3349