No dia três de junho é comemorado o Dia do Profissional de RH no Brasil. O setor enfrenta uma série de desafios que devem evoluir nos próximos anos. Entre eles, está o recrutamento e a seleção de pessoas, a retenção de talentos e a formação de novos líderes. O setor também sofre com as mudanças causadas pela era digital e precisa se adaptar diariamente às mudanças dos negócios e às crises econômicas.

Entenda os principais desafios

Recrutamento e seleção de pessoas

Em meio às crises econômicas, a atração e a retenção de talentos são tarefas mais difíceis do que nunca. A nova geração de profissionais procura por cargos que ofereçam uma relação balanceada entre trabalho e família e esperam ter autonomia para fazer a diferença na empresa. Para reter os melhores talentos, os profissionais de RH precisam entender o que motiva esta nova geração de funcionários para criar ambientes cada vez mais positivos.

Formação de novos líderes

O desenvolvimento de novos líderes é um esforço constante. Líderes fracos são um dos motivos que levam à grande rotatividade em algumas empresas. Por outro lado, organizações que investem na formação de líderes, apresentam bons índices de retenção de funcionários. O investimento no setor de RH é cada vez mais necessário também para garantir que os processos de sucessão empresarial ocorram sem traumas.

Mudanças no mundo corporativo

Ao mesmo tempo em que cria oportunidades, o mundo digital também cria ameaças. Os profissionais de RH devem pensar em estratégias para que as empresas tirem proveito das oportunidades para recrutar e manter funcionários. O uso das redes sociais como ferramenta para identificação de talentos é um exemplo. O investimento em métricas de RH permite que esses profissionais possam descobrir maneiras de melhorar a produtividade no ambiente de trabalho.

A maioria das empresas só descobre sinais de que seus funcionários não estão felizes ao realizar uma pesquisa de clima organizacional, quando pode ser tarde demais para agir.

Os produtos da família Efix | Survey Suite são ideais para que sua empresa se desenvolva e aplique pesquisas de clima organizacional alinhadas  aos objetivos do negócio, seguidas de ações para promover as mudanças necessárias e melhorar o ambiente de trabalho.

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (321) 200 0084