A tarefa de atrair e reter talentos é uma questão crítica para qualquer organização. Com a alta demanda no mercado por profissionais gabaritados, as empresas estão tendo que se esforçar para manter seus melhores profissionais. Sem contar que, o custo da rotatividade é alto, quase duas vezes superior ao que se gasta com salários de funcionários “fiéis”.

Além disso, os custos no processo de turnover acabam se tornando onerosos para a empresa, uma vez que entram na conta tópicos como baixa produtividade e desinteresse causado por funcionários sem comprometimento. E isso causa um contexto preocupante com o qual as empresas precisam lidar. Porém, existem algumas questões que, quando bem conduzidas, podem ajudar os gestores a ter controle sobre essa demanda.

O primeiro passo para fazer contratações assertivas começa no processo seletivo. É preciso filtrar os currículos e conhecer os candidatos à vaga, identificando os profissionais que estejam de acordo com a cultura e estratégia da empresa. É preciso avaliar nos currículos, quanto tempo os candidatos ficaram em seus empregos anteriores. Enquanto alguns estão apenas olhando um lugar melhor para trabalhar, algumas pessoas já passaram por dezenas de empresas e isso pode significar que trata-se de um profissional difícil de reter.

É importante olhar o que se esconde atrás dos aspectos mais óbvios do currículo. Se a pessoa trabalhou em uma companhia por um longo tempo apesar dos altos e baixos significa que esse candidato é leal e engajado. Além disso, descobrir interesses pessoais dos candidatos pode revelar um pouco sobre sua personalidade e como serão suas atitudes no ambiente de trabalho.

Porém, as empresas devem priorizar as pessoas que já trabalham na organização no preenchimento das vagas. Uma boa política de recrutamento interno, com promoções e mobilidade ajudam a deixar claro as possibilidades de carreira e podem prover um sentimento de valorização aos profissionais.

Continue lendo mais no próximo post.

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (321) 200 0084