As organizações estão ficando cada vez mais atentas com relação às questões de capacitação, clima organizacional e valorização dos profissionais. Essa realidade se faz diante da necessidade de agregar no ambiente de trabalho, pessoas comprometidas com os rumos da empresa, e também satisfeitas com seu trabalho.

A gestão de pessoas é hoje uma das principais preocupações dos gestores. As empresas estão cientes de que as pessoas são os elementos fundamentais para o fortalecimento e crescimento dos negócios. Além disso, as organizações que possuem práticas que visam o desenvolvimento humano conseguem aumentar a motivação da força de trabalho e, consequentemente, melhorar resultados financeiros e operacionais.

As empresas que possuem boas práticas de gestão conseguem definir melhor as funções e responsabilidades de seus colaboradores e, por meio disso, capacitá-los e auxiliá-los com maior clareza na atribuição de suas atividades. Além disso, é possível diminuir o índice de insatisfação e turnover de pessoas.

A gestão das pessoas nada mais é que o trabalho de unir várias pessoas (isto inclui não só sua competência técnica e racional, mas, principalmente, suas emoções e atitudes) em prol de um mesmo objetivo.

Para se desenvolver um processo de gestão é preciso que a empresa apresente um posicionamento estratégico bem definido sobre o que faz, onde quer chegar e como pretende fazer para alcançar seus objetivos. Essas medidas ajudarão a definir o futuro da empresa e a direcionar toda e qualquer decisão sobre as pessoas.

Além disso, é preciso ter uma estrutura organizacional clara e bem definida. Cada colaborador deve saber exatamente qual o seu papel e responsabilidade dentro da empresa – sem contar que é fundamental identificar o que é necessário para a execução de cada função. Além de auxiliar os funcionários a entenderem no que são bons e onde precisam dedicar mais esforços, fica muito mais fácil avaliar de maneira objetiva os erros e acertos de cada um.

Para obter resultados nessa área, basta que a empresa adote alguns requisitos e passe a avaliar sua efetividade constantemente. Confira no próximo post algumas dicas que podem ajudar neste processo.

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (321) 200 0084