Existe diferença entre RH operacional e RH estratégico? Sim, existeuma grande diferença entre os dois. Há porém, algumas competências que, independente de seroperacional ou estratégico devem sempre estar presentes no RH como: visão de negócio, foco em resultados e compreensão do foco do cliente interno e externo. Em se tratando da visão comportamental, as principais competências do RH são:a definição de metas claras, o entusiasmo e a disciplina. Mas qual é, exatamente, a diferença entre os dois?

O RH operacional é o antigo Departamento Pessoal. Ou seja, é onde se resolvem todos os trâmites burocráticos dos funcionários da empresa, desde a contratação, até o fechamento da folha de pagamento no fim do mês com a entrega dos holerites. Éonde são tratadas as relações com o sindicato e as contas-salário de cada contratado. Infelizmente, grande parte dos RHs ainda é assim, mas este- típico departamento vem sofrendo grande pressões por mudanças.

Já as empresas que possuem um RH estratégico, têm maior capacidade de formular planos e metas, traçar objetivos claros, reter e engajar profissionais e ainda planejar o futuro. Sem contar que conseguem ainda auxiliar nas decisões cruciais da empresa e a conhecer o mercado, clientes, fornecedores e concorrentes. Este departamento se preocupa com o andamento de todas as áreas que fazem parte da organização.

Este é o RH ideal para as empresas, pois tem foco em resultados mensuráveis e consegue agregar valor ao negócio e às pessoas. Sua visão vai além das atividades e processos de Recursos Humanos, pois consegue manter o equilíbrio entre ação e resultado. Ou seja, ele é capaz de fazer com que os negócios avancem para alcançar o sucesso da empresa, e isso somente é possível, pois as pessoas se sentem motivadas e envolvidas com os processos da empresa.

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (321) 200 0084