O pagamento de bônus e remuneração variável foi um desafio para você este ano? Veja o método mais utilizado pelo mercado para a criação de uma plataforma para apuração dos resultados e cálculo da remuneração variável.

Em muitas organizações, utiliza-se a prática de atrelar o pagamento de bonificação e remuneração variável à performance do funcionário. Para isso, é necessário estabelecer metas e objetivos que orientem, ainda em 2014, quais são os indicadores de negócio que o profissional deve atingir. Uma vez estabelecidas as metas de negócio e também as ligadas ao desenvolvimento do profissional, é hora de implementar ferramentas eficazes de avaliar o seu desempenho, que auxiliem a sua organização na distribuição, acompanhamento e mensuração das metas do negócio.

Para apoiar as empresas neste processo, a Efix desenvolveu o Efix | Goals, ferramenta que auxilia na definição e distribuição de metas e objetivos para os profissionais de uma empresa. Estas metas podem estar relacionadas à organização como um todo, a um time, e podem ser cascateadas aos indivíduos.

A ferramenta também possibilita o acompanhamento contínuo das metas estabelecidas com apurações parciais dos resultados. Isso faz com que a organização tenha visibilidade sobre o montante a ser pago de bônus em cada ano, e possa garantir este valor em orçamento.

Em alguns casos, costuma-se também utilizar como componente de menor peso do cálculo de remuneração variável a avaliação comportamental com base em competências. Se for este o caso da sua empresa, a Efix poderá auxiliar com o sistema Efix | Competency.

Automatização – confiança no processo
Algumas empresas não possuem uma ferramenta informatizada para apoiar os cálculos da remuneração variável, cabendo ao gestor de RH a realização do processo manualmente. Isso, além de gerar um trabalho operacional enorme com possibilidade de erros, faz com que o processo de remuneração seja baseado muitas vezes em critérios subjetivos. Pior que isso, a avaliação acaba se tornando objeto de dúvida por parte dos próprios funcionários – e o processo, ao invés de ser um motivador, acaba se tornando um gatilho para a insatisfação.

As ferramentas da Efix podem ser customizadas de acordo com as regras do seu negócio, automatizando toda a apuração da remuneração variável. O resultado final é um relatório a ser enviado  para processamento da folha de pagamento. Automatização, transparência, objetividade e agilidade no processo são os principais ganhos.

Back
 
 


Connect to Efix:

Efix, USA

+ 1 (321) 200 0084